Capitulo 6 Projetos versus Interdisciplinaridade

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Capitulo 6 Projetos versus Interdisciplinaridade

Mensagem  Edvânia Lima Vilar Silva em Qua Out 13, 2010 9:28 pm

Na realidade, a interdisciplinaridade possui como um dos grandes “nós” a questão da postura. Para sua prática, se faz necessária uma postura aberta para tudo e para todos, aberta ao seus saberes e aos seus não-saberes. Exatamente este é o grande problema: “estar aberto aos seus não-saberes”. Sem a postura de humildade e reconhecimento dos seus não-saberes, diante de seus pares, o professor não se dispõe a realizar trocas com os demais especialistas.
É necessário também pensar em outro “nó” que é a concepção do projeto temático de forma unilateral e não num trabalho cooperativo e coletivo. Sem a participação de toda a comunidade escolar, desde a sua concepção, um projeto dificilmente alcançará os objetivos da interdisciplinaridade.
Podemos nos orientar pelos trabalhos de Ivani Fazenda, grande pesquisadora e estudiosa do tema em questão.
Segundo suas pesquisas, uma tentativa de organização teórica do movimento interdisciplinar nas décadas de 70,80 e 90 poderia ser indicada assim:
• 70 – procura de uma definição de interdisciplinaridade;
• 80 – tentativas de explicar um método;
• 90 – em busca de uma teoria da interdisciplinaridade.
(FAZENDA, Ivani. 1998, pág. 18)

A interdisciplinaridade parece ser o grande sonho utópico de todo educador em sala de aula, que após várias tentativas de uma busca didática, acaba por desistir e voltar a seu cotidiano disciplinar.
Hoje, início de um novo século, encontramos uma grande dicotomia entre prática/teoria, que nos parece ser o grande problema a ser resolvido, pois, embora com todo esforço dos grandes pesquisadores desta área, com todos os excelentes trabalhos já publicados, percebemos que todo este arsenal e arcabouço teórico não consegue ser alcançado pelos professores “da ponta” do processo, aqueles que são responsáveis pela formação da maioria esmagadora do alunado brasileiro.
Uma critica ao processo
O texto faz uma critica com relação a prática interdisciplinaridade e disponibiliza o conhecimento dos usuários. Ao analisar uma melhoria na graduação dos educadores e que possa abrir possibilidades que as pesquisa produzidas pelos acadêmicos não possam restritas e que estejam disponíveis.
Também o texto explicar um pensamento de analise com relação a elaboração teórica e de onde estaria surgindo esses erros na pratica do docente. Propor conhecimentos conceituais nas ações e destacar a teoria e busca caminhos didáticos e metodológicos com a prática que é voltada a interdisciplinar.
A falta de recursos materiais e tempo podem sem duvida comprometer na reciclagem do educador para forma atualizada nas informações.
A interdisciplinaridade é observada como restrita no campo de pesquisa.
Interdisciplinaridade heterogenia: Ela voltada para a utilização de certos instrumentos conceituais e de analise epistemologicamente neutra.
• Pseudo – Interdisciplinaridade: Consiste na utilização de certos instrumentos conceituais e de analise epistemologicamente neutra.
• Interdisciplinaridade Auxiliar: Consiste principalmente de uma disciplina de maneira tomar empréstimo outro método.
• Interdisciplinaridade Compósita: Tratar de resolver os problemas e complexos problemas colocados na sociedade.
• Interdisciplinaridade Unificadora: Que é integração do domínio de estudos de disciplinas de forma integrar seus níveis teóricos e métodos.
A Multidisciplinaridade é destacada na integração de conteúdos diferentes na mesma disciplina, Enquanto na pluridisciplinaridade é semelhante a multidisciplinaridade que expõe uma cooperação na integração de conteúdos mas ainda sem um grande objetivo e se não houve troca de saberes diferentes.


Interdisplinaridade
Neste caso a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.
“... a interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplina, no interior de um projeto especifico de pesquisa. A distinção entre as duas primeiras formas de colaboração e a terceira está em que o caráter do multi e do pluridisciplinar de uma pesquisa não implica outra coisa senão o apelo aos especialistas de duas ou mais disciplinas: basta que justaponham os resultados de seus trabalhos, não havendo integração conceitual, metodológica, etc. Por outro lado, podemos retomar essa distinção ao fixarmos as exigências do conhecimento interdisciplinar para além do simples monólogo de especialistas ou do “diálogo paralelo” entre dois dentre eles, pertencendo a disciplinas vizinhas.” (JAPIASSU, Hilton, 1976, pág.74)
Na interdisciplinaridade existe uma coordenação. As demais disciplinas interagem entre si em diferentes conexões.
Transdiciplinaridade
No momento histórico em que não conseguimos ainda dar conta da interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade parece utopia, já que as relações não seriam apenas de integração das diferentes disciplinas, pois iriam muito além, propondo um sistema sem fronteiras, em que a integração chegou a um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina. A finalidade a ser atingida é comum a todas as disciplinas e interdisciplinar.
A (pseudo) interdisciplinaridade praticada na escola
A interdisciplinaridade e encarada por alguns professores, como modismo e já para outras celebridades a historia da interdisciplinaridade omite frustrações causa a aqueles que creram, não foram fortes suficiente em lutar por seus objetivos.
Em pratica notamos que professores de algumas disciplinas se omitem a trabalhar interdisciplinar com outras matérias porque imaginam que se tem matéria especifica para trabalhar esse assunto.
Interdisciplinaridade nos mostra com clareza que a escola não se faz professores isolados dos alunos, nem mesmo de professores que separam sua vivência pessoal da sala de aula como se o que o aluno devesse ter contato com teorias inaplicáveis na prática. A interdisciplinaridade acontece como elo que une o professor e o aluno, o ensino e a aprendizagem, tal elo depende unicamente do professor, do seu interior e da sua potencialidade.

Infelizmente ouvimos muito esse tipo de comentário dos educadores:
* professor de matemática-´´... É complicado falar sobre AIDS quando estou ministrando o conteúdo referente a equações do 2 grau...’’
* professor de geografia -... ‘’não posso falar sobre a localização dos países que estarão na copa do mundo, pois nesta serie só trabalho com geografia física do Brasil. ’’* professor de português -´´ só espero que não sobre para eu corrigir todos os textos que as crianças fizerem neste projeto...´´
* professor de ciências -... ’’ adoro trabalhar com projetos, mas não consigo imaginar ciências trabalhando o tema sobre ética... ’’
* professor de inglês -... ’’ os alunos não conseguem nem conjugar o to be como vou conseguir trabalhar o meio ambiente em inglês?’’
Creio que a negação em trabalhar com um projeto indisciplinar não esta na má vontade dos professores, mas talvez na obstinação em cumprir 100% de seu conteúdo, não percebendo as múltiplas possibilidades que um projeto deste pode gerar de resultados,ou ainda, na insegurança de como proceder como ator de um projeto interdisciplinar.
Estas orientações, de uma certa maneira,flexibilizam o trabalho do professor, que pode sentir-se mais autônomo e menos preso ao compromisso, muitas vezes infundado, de cumprir 100% de um conteúdo proposto por outros parceiros.
A dificuldade apresentada pelo professor, que acredita ter que elaborar exercícios, problemas, questões e atividades pertinente á temática em questão, fazem da interdisciplinaridade o ‘’ bicho papão ‘’, que dará mais trabalho do que ele já possui.
A interdisciplinaridade acaba não sendo implantada, o professor não assume uma atitude interdisciplinar e continua o seu árduo trabalho de ministrar o conteúdos compartimentados e descontextualizados do dia-a-dia do aprendiz.
Uma atitude interdisciplinar

Uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor, atitude de espera ante os atos consumados, atitude de reciprocidade que impele a troca, que impele ao dialogo com pares idênticos, com pares anônimos ou consigo mesmo – atitude de humildade diante da limitação do próprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes atitude de desafio – desafio perante o novo,desafio em redimensionar o velho – atitude pois, de compromisso em construir sempre da melhor forma possível, atitude de encontro, enfim de vida.
Romper com velhos paradigmas, acreditar no novo,conceber a hipótese de que o aprendiz é possuidor de um espectro de competências ávidas a serem desenvolvidas,e que apenas ministrando 100%de um determinado conteúdo não garantira os estímulos,as ações,as violências,a interação social e todos os demais fatores essenciais a construção do conhecimento.
A atitude interdisciplinar poderão garantir uma atuação mediadora do professor que, tal qual um facilitador, buscara o foco de interesse, facilitara discussões, etc.
A regra decisória passa a ser o consenso, já que desta forma pode-se cobrar o comprometimento;há de se estabelecer divisões de tarefas e equidade nas informações tanto de ordem procedimental como de resultados.
Só é possível pensar em interdisciplinaridade quando se possui uma equipe comprometida, bem diferente dos grupos de sujeitos isolados, que preocupam-se no Maximo com o produto mensurável, demonstrado nas avaliações de caráter quantitativo.
Os projetos interdisciplinares
Em nome de um projeto interdisciplinar, várias atividade tem sido realizada nas escolas, muitas das quais com características absolutamente simplistas, estando longe em conceitos, ações, atitude, postura e resultados dos verdadeiros projetos interdisciplinares, ou então, montam-se algumas atividades realizadas por onde de “decreto”, em que a coordenação pedagógica e/ou direção elege em seus gabinetes um tema “norteado”, o qual de ser trabalhado pelos professores.
Tratando-se de um projeto interdisciplinar, um dos objetivos que se pretende atingir é a integração das disciplinas e dos diferentes saberes das varias áreas do comportamento. Levar em conta nos projetos interdisciplinares é apossibilidade de acesso á pesquisa.
P sucesso de um projeto interdisciplinar não reside apenas no processo de interação das disciplinas, na possibilidade de pesquisa, na escolha de um tema e/ou problema a ser trabalhado, mas principalmente.com já mencionamos. Na atitude interdisciplinar dos membros envolvidos.


A importância da equipe interdisciplinar
A formação de uma equipe é essencial para a realização de um projeto interdisciplinar. Já que é concebido o conceito de integração, correlação e não fragmentação das diferenças disciplinarem envolvidas.
Essa equipe tem como função:
 Planejar;
 Estabelecer os pontos de partida e de chegada;
 Promover trocar de informações;
 Realizar comunicação de descobertas e aquisições;
 Avaliar etapas do processo;
 Replanejar para corrigir rotas; etc.

A dinâmica da equipe interdisciplinar
A equipe deverá ser composta por professores de várias disciplinas que deverão reunir- se assiduamente desde a etapa de planejamento até a finalização do projeto, Caso contrário acarretará desencontros na socialização de informações, comprometendo assim toda elaboração e conseqüentemente o resultado final do projeto.
Um dos principais obstáculos enfrentado pela equipe é ter uma boa comunicação, pois se não for concisa, aberta e de fato afetiva, o monólogo coletivo volta a reinar, vale ressaltar que comunicação acontece quando todos entendem e argumentam sobre aquilo que está sendo proposto por todos da equipe, faz-se necessário verificar o bom entendimento de todas ações pelos componentes do grupo, isso garantirá o caminho aos objetivos propostos

As ações da equipe interdisciplinar
Para o projeto interdisciplinar ser bem sucedido deverá seguir algumas etapas e ações, como escolha do tema, além dos objetivos gerais e específicos. Deste modo o tema não precisa estar na moda, deve ser do interesse dos alunos seja do interesse dos alunos assim como algo que desperte atenção dos educando para que eles descubram o problema e apresentem soluções para que possam resolver.
Tendo em vista a necessidade de integração com outras disciplinas para melhor aprendizagem de acordo com a realidade do aluno, e que o mesmo queira entender e compreender o conteúdo e assim possa explorar atingindo objetivos expressivos no final do projeto.
Componente:
Alex, Edvânia, Elayne Carvalho, Gheisa, Luciana, Maricilde, Magnólia, Rosana,







Edvânia Lima Vilar Silva

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a realidade da interdiscipinaridade

Mensagem  FRANCILEIDO em Qui Out 14, 2010 7:10 pm

Percebe-se que em busca desse conhecimento adquirido na interdisciplinaridade e um grande desafio dos educadores combater suas posturas de práticas tanto nos saberes e mesmo tempo não saberes temos que diferenciar essa comparação do projetos projetos temáticas que os educadores usa através de vários conhecimentos de informação coletivos no sistema escolar ou seja uma junção de várias disciplinas diferentes no contexto.
É necessário essa experiência andar juntas de forma adequada principalmente quando faz parte dessa dimensão da internacionalidade para não pode prejudicar os alunos seja qual for a disciplina em geral da escola, precisa de algo diferente no sentido de interagir o processo do conhecimentos eficazes através do projetos que os educadores vau propor para turma seja qual for a necessidade dos dicentes.
Precisamos de vários projetos educacionais para isso e necessário fazer um bom planejamentos em grupos com ajuda da direção da escola e principalmente envolver os educadores que são capaz de propor essa realidade através do planejamento, execução,depuração,apresentação e avaliação.
Tudo isso mostra uma visão da realidade que devemos aprender na nossa mudança como futuro pedagogos(a) na área educacional precisa conhecer esse mundo extraordinário de projeto interdisciplinaridade.
Francileido Rufino Ferreira

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COMENTÁRIO DO CAPITULO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE

Mensagem  Liedja Nunes Sousa em Qua Out 20, 2010 5:12 pm

Discutir a interdisciplinaridade ainda é uma ação bastante complexa, pois, essa atuação ainda estar em desenvolvimento nas escolas, em algumas a “passos de tartaruga.” Os ambientes de ensino recebem das Secretarias de Educação muitas sugestões de projetos didáticos a serem aplicados na mesma, e em sua maioria são projetos ligados a interdisciplinaridade, algo que deixa boa parte dos educadores incomodados.
Esse incômodo ocorre devido aos professores não possuírem o hábito de trabalharem com a junção de outras disciplinas que não seja a sua especifica até mesmo os educadores que atuam em turmas multidisciplinares tem a dificuldade de envolver ciência com geografia ou essas duas com qualquer outra disciplina. Acredito que os professores não precisam ser “reciclados” como o texto emprega, mas, os mesmos necessitam sim de mais apoio, dos especialistas que compõe a escola, de incentivos e mais disponibilidade para aprenderem a aprender novas formas de aperfeiçoar suas metodologias de trabalho.
O texto aborda e fortalece o que já foi discutido no capitulo 5, que os projetos não podem ser executados de maneira superficial, mecânica, sem nenhum significado para quem desenvolve e para quem é apresentado, todo e qualquer projeto que uma instituição de ensino se dispõe a desenvolver, deve ser bem objetivado, criando ações e situações que oportunizem os alunos a mudança de pensamentos, comportamentos e atitudes diante a escola, a comunidade que a envolve e a sociedade em geral.
O capitulo expõe uma atividade de grande importância para o bom desenvolvimento do projeto didático interdisciplinar, a equipe interdisciplinar, que é responsável pelo planejamento e organização do projeto, e essa equipe é formada devido à forma de trabalho ser voltada para o conceito de integração de turmas e disciplinas, uma maneira de incentivar os alunos na própria escola.
Nesse sentido, os textos dos capítulos 5 e 6 se unem em uma mesma visão, a de que para que um projeto seja realmente significativo, deve abordar um assunto que prenda a atenção dos alunos, que faça parte de sua realidade, que os motive a participarem do mesmo, dessa forma o trabalho será bem mais proveitoso e expressivo para todos.

Liedja Nunes Sousa

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Cap. 6 PROJETOS VERSUS INTERDISCIPLINARIDADE

Mensagem  TACIANE SIQUEIRA MUNIZ em Sab Out 23, 2010 2:59 pm

A interdisciplinaridade é vista nas escolas pelos professores como se fosse um sonho irrealizável, isso ocorre devido os professores não trabalharem de forma conjunta com outros educadores. Para que o trabalho seja interdisciplinar é preciso envolver outras disciplinas, professores de várias áreas de conhecimento, que esteja aberto ao dialogo, interação, planejar as ações, replanejar, avaliar e é necessário que haja envolvimento direto de todos os que estão participando do projeto interdisciplinar.
O tema a ser pesquisado no projeto é um ponto importante, pois o que ocorre muitas das vezes na escolas é que fazem projetos interdisciplinar pelo fato de estar na “moda” e não na busca de crescimento e aprendizagem dos alunos, sendo que se for trabalhado algo que parta da necessidade e da realidade dos educandos o interesse na resolução do problema será de forma mais significativa.
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PROJETOS VERSUS INTERDISCIPLINARIDADE

Mensagem  Charliane da Costa em Sab Out 23, 2010 9:57 pm

Trabalhar a A interdisciplinaridade não é facil, exige a colaboração de todos os envolvidos. O que se observa é que na grande maioria das vezes os educadores não sabem como trabalhar essa interdisciplinaridade. Este capitulo vem fazer uma critica nessa prática, é preciso que se analise a melhoria no que diz rspeito a graduação dos educadores, podendo abrir novas possibilidades de se trabalhar a insterdisciplinaridade. Que os mesmos possa buscasr novas metodologias em sua prática,
passando a utilizar a interdisciplinaridade. Não é simplesmente dizer que irá utilizar esse metodo de trabalho, é preciso planejar para que possa de fato alcançar o que de fato está se objetivando, que aconteça a aprendizagem significativa nos educandos. Portanto, observa-se que o texto dá ênfase na importência de se trabalhar projetos na interdisciplinaridade, mais não apenas trabalhar por trabalhar, mais que todos possam participar ativamente na sua elaboração e em sua execução.É preciso que seja utilizado esse método de trabalho, mais que seja bem trabalhado na busca da apredizagem dos alunos, podendo os mesmos prticiparem ativamente através de pesquisa e passando a construir suas proprias aprendizagens e reconstruindo seus conceitos e cnhecimentos já adquiridos.
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INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO

Mensagem  FLAVIA ELEN MACÊDO SILVA em Dom Out 24, 2010 12:19 am

Realizar um trabalho interdisciplinar dentro da escola tornou-se algo necessário. O que podemos observar é que na maioria das escolas essa interdisciplinariedade já virou "utopia", pois dificilmente os professores querem se dar ao trabalho de interagir com os demais educadores, eles sabem que precisam planejar, trabalhar de forma conjunta, e para muitos isso dá muito trabalho. A partir daí podemos perceber que isso tem levado o ensino de algumas escolas á mera mesmice, ou seja, trabalha-se uma disciplina por vez, sem deixar que o aluno perceba a ligação que uma disciplina tem com a outra.
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FLAVIA ELEN MACÊDO SILVA

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Projetos x Interdisciplinaridade

Mensagem  Eliane Sousa Rodrigues em Dom Out 24, 2010 1:48 pm

Entre os princípios pedagógicos que estruturam as áreas do conhecimento, destaca-se a interdisciplinaridade. Para o entendimento da interdisciplinaridade é indispensável que se saiba que as disciplinas são resultados de recortes e escolhas arbitrárias, historicamente constituídas por relações de poder que destacam,ocultam, ou negam saberes.Percebe-se que alguns saberes são privilegiados e outros não.
Sobre o projeto, o texto do capítulo anterior faz críticas sobre a implementação deste de maneira superficial, onde são desenvolvidos sem nenhum planejamento,significância e com isso tornando-se uma proposta redutora do ensino- aprendizagem. " Contaram-me e logo esqueci, vi e entendi, fiz e aprendi" Confusio. Esta frase de Confusio relata bem o que o processo de aprendizagem significa para o educando, pois este processo só tem significado se houver um envolvimento real.
A interdisciplinaridade ressalta a importância de agregar um conhecimento a outro, ou seja abomina o conhecimento compartimentado no qual a escola trabalha atualmente.Ela promove uma compreensão que abrange os diferentes conhecimentos, bem como a implicação e a formação de um sujeito atuante na sociedade que atua.
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Capítulo 6 - Projetos versus Interdisciplinaridades - Adriana Karla Morais

Mensagem  Adriana K. L de Sá Morais em Dom Out 24, 2010 8:44 pm

Interdisciplinaridade é uma questão de postura, prática e abertura para o saberes e os não-saberes,requer humildade por parte dos professores em assumir que não dominam todos os asssuntos, trabalhando as deficiêcias em equipe, buscando conhecimentos conceituais, caminhos didáticos e metodológicos para uma prática voltada à interdisplinaridade. Para se obter sucesso no trabalho interdisciplinar é necessário um trabalho em equipe,pois o que conta mesmo é cooperação na integração dos conteúdos e na intensidade das trocas entre os especialistas, que ao atuar em projetos desta categoria, percebem que as vivências pessoais e as de sala de aula são inseparáveis. Muitos professores não se dispõem em trabalhar com interdisciplinaridade por acharem que terão muito trabalho, é necessário romper com esses paradigmas, redimencionar-se, acreditando no novo e aceitando que o aprendiz é possuidor de um espectro de competências prontas para serem desenvolvidas.
Muitos projetos interdisciplinares são realizados de forma simplista ou por decreto da coordenação, por conta disso não surtem o efeito desejado. O sucesso de um projeto interdisciplinar consiste na integração das disciplinas, na possibilidade de pesquisa, na escolha do tema e no envolvimento da equipe. A elaboração do projeto deve proceder de reuniões onde serão socializadas as informações para que não haja nenhum obstáculo na comunicação. Só assim a equipe poderá planejar, esabelecer alvos, avaliar, corrigir, e se necessário replanejar para que o objetivo seja alcançado.
O trabalho com projetos interdisciplinares é enriquecedor tanto para os professores quanto para os alunos.

Adriana K. L de Sá Morais

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comentários

Mensagem  CLENILDA COSTA LIMA em Seg Out 25, 2010 8:19 pm

A interdisciplinaridade é uma didática que têm como objetivo a integração de disciplinas.
mais na verdade isso não vẽm acontecendo,ou quando acontece não e bem vista,e no momento em que isso não acontece acaba voltando os métodos tradicionais de aprendizagem.Como fala o texto talvez o que está existindo não é uma má vontade dos educadores,mas sim a obrigatoriedade de cumprir conteúdos programados.
Têm quer haver projetos interdisciplinares onde todos os membros envolvidos trabalhem de forma conjunta e com responsabilidade,que é talvez o que ainda está faltando para que a interdiciplinaridade venha a acontecer

CLENILDA COSTA LIMA

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CAPITULO 6

Mensagem  DAIANA RODRIGUES em Seg Out 25, 2010 8:37 pm

[justify]A interdisciplinaridade pode ser realizado em sala de aula.O professor precisa se renovar no seu cotidiano, a metodologia é uma base de grande importância, sem duvida na aprendizagem do educador. Podemos ver que a interdisciplinaridade é uma postura que permite ver as coisas que sempre foram vistas, porem de outra maneira, de forma dinâmica. Muitas vezes o projeto só acontece por obrigação sem planejamento, joga qualquer conteúdo, não tem a preocupação da aprendizagem dos alunos.
A discussão sobre a interdisciplinaridade tem sido cada vez mais foco de atenção em vários campos do conhecimento, entre eles na Educação. Os apontamentos mais relevantes sobre a necessidade de se propor à interdisciplinaridade estão apoiados em críticas sobre o modo como a ciência moderna se organiza e seus desdobramentos práticos para a sociedade. Portanto faz sentido trazermos essa discussão para a realidade, fazendo uma reflexão e avaliação do que tem sido o seu papel e suas práticas na formação de profissionais, produção e difusão do conhecimento.

DAIANA RODRIGUES

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Re: Capitulo 6 Projetos versus Interdisciplinaridade

Mensagem  Natalha Cristina em Seg Out 25, 2010 8:40 pm

cap 6

A interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática eficaz ao cultivar um diálogo constante de questionamento, de aprovação, de indeferimento, de acréscimo, e de transparência de não aceitar as coisas da maneira que são .
Na interdisciplinaridade os alunos aprendem a visão do mesmo objeto como se fosse duas faces uma inferior e outra superior.
A prática da interdisciplinaridade possui uma linha de trabalho integradora que oferece um objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.Devem conscientizar que o projeto é interdisciplinar em sua compreensão, cumprimento e avaliação.A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o componente a ser aprendido, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Quando os alunos participam da tomada de decisão a respeito de um tema ou de um projeto, é possível que constituam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas,comparando, criticando, sugerindo ajustes, novas relações e organizações, abrindo portas para a interferência em uma realidade, desencadeamento novas ações e, construindo um compromisso com uma cidadania ativa.


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Re: Capitulo 6 Projetos versus Interdisciplinaridade

Mensagem  NATALIA MANGUEIRA em Seg Out 25, 2010 9:43 pm

Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos
referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber.
Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. E é
justamente para distinguir tais níveis que termos como multidisciplinaridade,
pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram criados.
Os caminhos na busca da interdisciplinaridade devem ser
trilhados pela equipe docente de cada unidade escolar. O ponto de partida é
determinado pelos problemas escolares compartilhados pelos professores e por sua
experiência pedagógica. O destino é determinado pelos objetivos educacionais, ou
melhor, pelo projeto político pedagógico da escola. E como todo caminho privilegia
uma direção em detrimento de outras, esperamos ter contribuído no sentido de
oferecer alguma orientação para que os caminhos da interdisciplinaridade sejam
trilhados conscientemente.

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PROJETO VERSUS INTERDISCIPLINARIDADE

Mensagem  ELAINE DE SOUSA LIMEIRA em Ter Out 26, 2010 11:59 pm

O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Mas trabalhar a interdisciplinaridade não é fácil, exige empenho de todos, ela é vista por muitos como um sonho utópico. Realizar trabalho interdisciplinar na escola tornou-se necessário e consiste na interação das disciplinas trabalharem juntas, procedendo reuniões para organização do projeto, e é preciso que haja planejamento, onde todos os envolvidos participem ativamente tanto na elaboração como na execução, para que a aprendizagem dos alunos se torne significativa.

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Re: Capitulo 6 Projetos versus Interdisciplinaridade

Mensagem  Alice silva sousa em Qua Out 27, 2010 3:19 pm

Trabalhar com projeto é uma tarefa nada fácil nas escolas, aonde o professor tem pouco tempo, para ajudar na elaboração e planejamento. Quando se fala em trabalhar interdisciplinar o problema aumenta, pois alguns professores acreditam que seja perda de tempo, e que o resultado nunca será o esperado. Para que os professores acreditem em trabalho interdisciplinar eles precisam está de “mente aberta” para encarar os desafios que os projetos interdisciplinares apresentam, o que os mesmo percebam a importância do trabalho em grupo, por que só assim educador e educando poderão trabalhar e discutir juntos no processo ensino e aprendizagem
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Capítulo 6: Projetos Versus Interdisciplinaridade

Mensagem  Francisca Terezinha em Qua Out 27, 2010 6:05 pm

A interdisciplinaridade está sendo discutida há um tempo considerável nas escolas. Mas a sua implementação requer planejamento, tempo dos professores para modificar suas práticas pedagógicas. Além das dificuldades pessoais, há ainda, dificuldade com relação à instituição de ensino e com os colegas, por vezes, não aceitam ou não valorizam tais procedimentos de ensino. Devido fatores mencionados e a muitos outros, como exemplo: a segurança do professor, a interdisciplinaridade tem sido pouco usada apesar dos diversos benefícios que podem trazer aos alunos.

Francisca Terezinha

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Cap 6: Projetos Versus Interdisciplinaridade

Mensagem  Ciane Alves em Qua Out 27, 2010 8:05 pm

Observa-se que o trabalho com projeto deve ser envolvente, onde os objetivos devem ser discutidos por toda comunidade escolar, para facilitar o trabalho e fazer com que todos trabalhem juntos, com objetivos claros e coerentes a realidade da escola, visando o desenvolvimento do aluno. O trabalho interdisciplinar, que é a relação com duas ou mais disciplinas, envolve a realidade do aluno, assim como no projeto deve ser bem planejado, para não confundir a construção do conhecimento do aluno e sim facilitar a aprendizagem, é vista por muitos educadores como difícil, complicado, não viável, acredito que este pequeno problema esteja na formação do professor, ou melhor, o professor não estar preparando para relacionar conteúdos em disciplinas diferentes, isto não quer dizer que o professor não saiba sobre as outras áreas de conhecimento, mesmo por que já sabemos que o ser humano é dotado de múltiplas inteligências, mas a educação tradicional ainda nos rodeia de forma marcante, a verdade é que em alguns aspectos precisamos dela, no que desrespeita a moral e ética, por outro lado, é necessário reelaborar a prática educativa, mesmo que o autor acredite que seja utópico.
Acredito nos sonhos, no desejo de mudança, os sonhos nos impulsionam a caminhar, lutar, crescer, buscar realizações, é claro que as melhores coisas do mundo exige muita luta e postura, podemos ver isso bem claro na Pedagogia do Oprimido e em Pedagogia da Autonômiano de Paulo Freire, no Saber cuidar do Boff, somando a
realidade da escola.

GLEICIANE ALVES SANTOS

Ciane Alves

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Reflexões na prática

Mensagem  SOLANGE DA SILVA GUIMARAE em Qua Out 27, 2010 8:08 pm


O objetivo principal de uso da interdisciplinaridade deve ser a integração de conteúdos em uma disciplina ou a utilização em projeto envolvendo professores com disciplinas diferentes a fim de proporcionar ao aluno a construção de conhecimento unificado e não fragmentado.
Atualmente, existem livros didáticos que já vem incluído em seus conteúdos conhecimentos de outras disciplinas, o mesmo pode ser escolhido e solicitado pelos professores no início do ano letivo ou utilizando com suporte. Esta sugestão representa apenas uma idéia que visa contribuir com o conhecimento e criatividade do educador e não uma solução copista. A questão de se trabalhar projetos que envolvem a interdisciplinaridade com professores de outras disciplinas requer tempo e paciência por que muitos se encontram acomodados em suas práticas e desejam receber tudo pronto para execução. Contudo isso se percebe na prática que grandes projetos acontecem quando os professores são motivados envolvidos ou quando existe a exigência da gestão.

Solange Guimarães

SOLANGE DA SILVA GUIMARAE

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Cap. 6 PROJETOS VERSUS INTERDISCIPLINARIDADE

Mensagem  Tatyanna Gêner em Qua Out 27, 2010 11:00 pm

O Trabalho interdisciplinar é de grande importância para o desenvolvimento de atividades e projetos dentro do ambiente educacional, pois através do contato com outras pessoas, no caso da realização de projetos, irá surgir pensamentos diferentes sobre o mesmo assunto, que juntos contribuirão para a construção de novos aprendizados.




Acadêmica: Tatyanna Gêner Duarte Marinho.

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6 Projeto Versus interdisciplinaridade

Mensagem  Elizane Pereira da Costa em Sex Out 29, 2010 8:43 pm


O trabalho interdisplinar é caracterizado pela interação de várias disciplinas e para alcançar um bom resultado é necessário planejamento.
O sucesso de um projeto interdisciplinar não depende apenas do processo de interação das disciplinas, na possibilidade da pesquisa, na escolha de num tema a ser trabalhado, mas principalmente na atitude interdiciplinar dos membros envolvidos.
Trabalhar com projetos interdisciplinares é uma prática desafiadora, mas gratificante pois permite o envolvimento de várias disciplinas possibilitando uma aprendizagem significativa para os educandos.

Érica Sousa Granjeira

Elizane Pereira da Costa

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Cap. 6 Projetos versus interdisciplinaridade

Mensagem  Elizane Pereira da Costa em Sex Out 29, 2010 9:26 pm

Atualmente os projetos são parte integrante da vida educacional de todos os alunos, pois com as novas tecnologias e o aumento constante de informações impulsionam pesquisas cada vez mais profundas e viabilizam trabalhos interdisciplirares ou projetos individuais. Portanto esta forma de trabalho é de grande relevância para a formação dos docentes e dicentes envolvidos com esta metodologia de ensino.




Acadêmica: Luciana Silva Lima.

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Re: Capitulo 6 Projetos versus Interdisciplinaridade

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