5 PROJETOS

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5 PROJETOS

Mensagem  Railene Leal Vasconceloas em Sex Out 08, 2010 10:02 pm

A escola é um espaço destinado ao auxilio de crianças e jovens na construção, reconstrução e desenvolvimento de aprendizagens significativas, mantendo sempre uma interação entre os educandos o meio em que vivem e as pessoas que o compõe. O texto que representa o capitulo 5 do livro Pedagogia dos Projetos do autor Nilbo Ribeiro Nogueira apresenta a pedagogia dos projetos não como único meio de aprendizagem, mas como um dos principais recursos para o envolvimento espontâneo dos alunos em trabalhos que os ajudaram em seu crescimento social e pessoal e ainda em muitas situações que os envolvem.
Quando o ambiente educacional se dispõe a trabalhar com a formulação, desenvolvimento e apresentação de projetos que não sejam os conjuntos de atividades impostas ao professores e alunos por meio da gestão e coordenação vistas sem nenhum significado ou representação a mesma e a sociedade ela favorece a exploração das múltiplas inteligências de seus alunos, contempla a maioria das disciplinas quando não todas, transformando-os em projetos interdisciplinares e caracterizando seus educandos como pesquisadores e formadores de sua própria aprendizagem.
O capítulo expõe que o verdadeiro projeto é aquele que parte da realidade, da necessidade e das idéias de toda a comunidade escolar, principalmente dos alunos, comenta também que o desenvolvimento de projetos parte da irrealidade de algo que deve ser planejado e realizado no futuro, comparando o mesmo como algo virtual não se opondo ao real, exemplifica isso com algo muito fácil de compreender, quando coloca que LÉVY (1996, P 15) diz que “A árvore estar virtualmente presente na semente”. Nesse sentido projeto não seria algo utópico, mas, algo que necessita ser bem planejado para que possa ser bem executado futuramente.
Ao realizar um estudo mais profundo desse capítulo, pode-se observar que o autor faz algumas críticas a respeito dos projetos temáticos, um deles aparece quando ele descreve que a maioria desses projetos trabalhados nas escolas atualmente são “desenhados” e planejados pela coordenação pedagogia, sendo que acima o projeto é caracterizado como o sonho, a realidade o conhecimento da comunidade escolar, sendo assim, essa comunidade pode sonhar os mesmos sonhos da coordenação? Essa indagação é colocada no texto como forma de propor que todo e qualquer projeto a ser desenvolvido na escola deve ser primeiramente um procedimento coletivo, onde todos se envolvem no seu planejamento, desenvolvimento e apresentação, não aceitando a individualidade ou mesmo egoísmo por parte da administração escolar, mas, que a mesma se uma aos demais membros da escola para a ação da aplicabilidade do projeto didático.
Renovando as ações em relação aos projetos escolares, a escola enriquecerá os conteúdos onde os educando são envolvidos como um todo, como cidadão crítico e reflexivo os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Agindo assim, os alunos têm a oportunidade de se desfazerem da idéia de que todo trabalho realizando na escola e tarefas destinadas para casa são trocadas apenas por pontos e que esses pontos servem para medir o quanto sabem, realizando as atividades por mera obrigação.
Nilbo destaca que o projeto bem desenvolvido estar ligado ao construtivismo, pois, quando se propõe um determinado assunto para ser explorado na instituição, os educandos precisam demonstrar com o auxilio do educador seus conhecimentos prévios sobre o mesmo, para que possam posteriormente realizar suas investigações, pesquisas, análises, criação e recriação, buscando mais informações, materiais, detalhamentos e diversas fontes de conhecimentos a respeito do tema explorado.
No decorre do desenvolvimento do projeto, naturalmente o mesmo passará por várias etapas, essas etapas servem de auxilio para os educandos e todos que estão envolvidos na elaboração do projeto, pois, através delas os organizadores podem elaborar a seqüencia das atividades que serão apresentadas.
O planejamento é uma das partes principais de um projeto, porém, alguns professores e até mesmo coordenadores e gestores o colocam como uma perca de tempo, sendo que esse paço propicia uma organização mental e registrada do que precisa ser desenvolvido ao longo do projeto por todos os envolvidos, servindo assim como um pré projeto e como uma atividade de responsabilidade destinada aos educandos, desprendendo-os de seguirem somente o que lhe é imposto, ajudando-os em sua formação social e intelectual. O quê? Por quê? Como? Quando? Quem? Que recursos? São algumas das perguntas que podem ser feitas os alunos quando os mesmo estiverem em pleno desenvolvimento do planejamento do projeto, deixando bem claro que essas informações podem e devem ser alteradas se preciso no decorrer das atividades do projeto pedagógico escolar.
A realização do projeto refere-se a fase onde os alunos irão colocar, expor a comunidade tanto escolar quanto social o que desenvolveram e aprenderam durante toda a preparação e montagem do projeto, isso significa a valorização do esforço de cada individuo envolvido no mesmo, pois, não basta somente pesquisar e estudar, é necessário que essas pesquisas e estudos sejam compartilhados com outras pessoas, para que os alunos não acreditem que seus trabalhos não tiveram significado algum para o ambiente escolar em que estão inserido.
A depuração funciona como uma forma de avaliação e auto avaliação e auto crítica, onde os educandos são convidados a falarem sobre suas pesquisas, produções e ações na elaboração, desenvolvimento e socialização do projeto, procurando sempre a melhoria das mesmas e aperfeiçoamento das que acreditam ser necessárias, realizando a reflexão de que se pode sempre replanejar, reelaborar,reproduzir, criar novas hipóteses, mudar recursos, alterar rotas e processos, fazendo as devidas alterações para a melhoria do projeto, sendo sempre flexivo e não paralisado no tempo.
O autor Nibor, exemplifica em seu livro no capítulo 5 alguns projetos didáticos que foram realizados em diferentes regiões do Brasil e que deram certo. O primeiro é o Projeto Manguezais: importância de sua preservação. Esse projeto foi desenvolvido por 4 alunos da Escola Recanto no Recife no ano de 1992 no período de 17 a 21 de outubro na “V Mostra Nacional da Criança da Ciência”, onde os alunos foram orientados pelo professor Márcio Gomes. O projeto teve como objetivo “definir a real importância dos manguezais e os impactos ecológicos e socioeconômicos provocados pela degradação deles, com enfoque para a realidade do litoral de Pernambuco”. (p 23). O projeto foi tão bem desenvolvido que ficou em primeiro lugar na Mostra Nacional e teve seu trabalho publicado como forma de livro contendo 83 páginas sem falar nas várias entrevistas em programas de jornais, revistas e televisão. Em seu desenvolvimento, o projeto deu condições a seus idealizadores que trabalhassem de forma paralela as diferentes áreas do conhecimento como: Lingüística, lógica-matemática, espacial, pictórica e pessoal, chegando ao resultado de aprofundamento das aprendizagens dos educandos através da pesquisa e construção do mesmo.
O projeto pipas é uma idéia apresentada na Revista Nova Escola em maio de 1997 pela professora Maia Antonieta Pirrone, da UFF. Ela propõe que esse trabalho auxilie e facilite o desenvolvimento da aprendizagem o que se refere a alguns conteúdos matemáticos tais como: retas paralelas, ângulos, perímetros, vértices, simetria, entre outros. No planejamento dessa idéia a professora Maria Antonieta expande a possibilidade desse mesmo projeto envolver não somente a matemática, mas, diversas outras matérias, transformando-o em um projeto interdisciplinar e conseqüentemente mais rico e conhecimento. Os professores das outras disciplinas poderão trabalhar a história da pipa em países diferentes, seu regionalismo em se tratando de Brasil, a descoberta de Beijamim Franklin sobre a eletricidade e pára-raios, a correlação entre a pipa e o 14-Bis, a utilização da pipa pelos negros dos quilombos entre vários outros aspectos envolvendo a construção e utilização das pipas.
Como no exemplo de projeto anterior, esse também necessita de um bom planejamento, para que sua execução seja realizada da melhor maneira possível, nesse projeto o autor expõe uma parte do planejamento interessante e muito importante, quanto ao tempo, pois não se pode empinar pipas em uma época de chuvas ou sem vento. O autor expõe também, no sentido de enriquecer o projeto algumas idéias que poderiam ser implementadas no mesmo como: elaboração de cartazes, convites, decoração da escola, textos informativos, entre outros, sendo que cada uma das atividades propostas podem ser trabalhadas por professores das áreas que mais se adequar a cada uma delas. Para a exposição do projeto é proposto que se promova um concurso de pipas envolvendo a comunidade escolar, pais e a comunidade como um todo, trabalhando também nesse momento e saber ganhar e o saber perder, relações pessoais.
Projeto Centro Médico, foi trabalhado em 23 estados do Brasil com aproximadamente 5.000 alunos entre 03 e 14 anos no ano de 1997. A coordenação a frente do projeto (FUTUREKIDS), propôs uma idéia para o projeto, mas, o seu planejamento e organização foram realizados por cada grupo envolvido no mesmo. O autor descreve que a estrutura do projeto foi dividida em quatro categorias, Turma Bronze – alunos de 03,04 e 05 anos, Turma Prata – alunos de 06,07 e 08 anos, Turma Ouro – alunos de 09,10 e 11 anos e Turma Platina com alunos de 12,13 e 14 anos de idade. Abstração e auto-identificação do corpo, orientação espaço-corporal, atividades lúdicas e conceituais, expressão de seus conhecimentos, avaliação e apresentação, foram alguns tópicos trabalhados no desenvolvimento do projeto e Nilbo coloca ainda algumas áreas que podem ser também desenvolvidas a inteligência corporal-cinestésica, inteligência musical, inteligência pictórica, indigência lingüística, inteligência lógico-matemática, inteligência interpessoal e intrapessoal, sendo que podem ser acrescentadas outras características no decorrer do projeto.
Nesse sentido, observando e analisando os conceitos, representações e exemplos de projetos pedagógicos, percebe-se que os mesmo se bem elaborados e utilizados transformam-se em ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento de competências e habilidades de quem participa ativamente do mesmo, fortalecendo os conhecimentos e provocando o despertar de novas descobertas que servirão como pilar para a evolução das várias inteligências existentes dentro de cada indivíduo.
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Charliane da Costa Assunção
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projetos interdisciplinaridade

Mensagem  LUCIANA BARROS LOPES em Qua Out 13, 2010 8:29 pm

Quando se fala de projetos interdisciplinaridade e necessário conhecer essa realidade, que temos sobre algo e nossa mente precisa mudar dento de nos essa concepção de expressão que envolve bastante a percepção da gestão a coordenação pedagógica dentro do sistema escolar.
Tudo isso se deu na historicidade que teve esse acontecimento a partir da época de 70 surgiu a origem dessa palavra projetos interdisciplinaridade que foi algo extraordinário para escola, tem uma nova maneira de proporcionar a sua direção de seguir um aprendizado significante no ambiente escolar, entretanto era importante resgatar essa possibilidade para direção da escola como os educadores, coordenadores pedagógicas em outros que estão na área educacional.
O que temos noções sobre essas palavras projetos interdisciplinaridade que dizer de seguinte maneira para nos consiste em uma metodologia de ensino na qual ocorre uma integração entre os objetivos,finalidades bases de conceitos destas disciplinas.
Diante disso existe vários maneira de estudar projetos de acordo que autora coloca para os educadores, que são três função multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, Trandisciplinaridade, cada uma tem a sua concepção da sua visão que serve para os docentes trabalhar na escola.
Portanto e necessário que a indisciplinaridade a presenta-se como um termo que pode suscitar diversas interpretação e significados que pode levar a dúvidas sobre a sua aplicabilidade na prática do educador.
É importante saber que a indisciplinaridade não significa a eliminação da disciplinas, mas a possibilidade de uma intregação e relação entre as mesma, que propicie uma aprendizagem dialógico na quais os educandos não representa apenas papel de sujeitos passivos da apredizagem, e sim sujeitos ativos e reflexivos na construção do seu conhecimentos prévios.

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Re: 5 PROJETOS

Mensagem  Alice silva sousa em Sex Out 22, 2010 3:34 pm

O trabalho com projeto é algo que precisa ser bem pensando nas escolas, pois em alguns casos os projetos educacionais não estão tendo sua verdadeira função, que é a de partir da realidade e da necessidade da comunidade escolar, em algumas escolas os projetos são desenvolvidos por que está na "moda" e só serve para passar o tempo, onde os professores acham uma chatice e perda de tempo. Mais se o trabalho for desenvolvido de forma consciente e comprometida com uma educação de qualidade, os projetos serão de grande importância para o crescimento do aluno e do professor, pois durante o desenvolvimento professores e alunos terão oportunidade de trabalharem juntos, discutindo e socializando idéias, formando assim pessoas criticas e autônomas que sabem o seu papel na sociedade.
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Cap. 5 PROJETOS

Mensagem  TACIANE SIQUEIRA MUNIZ em Sab Out 23, 2010 1:50 pm

O autor Nilbo Ribeiro quando fala em projetos ele deixa claro a importância de se trabalhar com Projetos nas escolas, pois é um auxilio que tende a ajudar o educando no seu crescimento tanto social como pessoal. A gestão da escola é fundamental, pois é necessário que se construa o projeto junto com os professores, alunos, gestão e coordenação, não deve ser imposto como uma obrigação a ser cumprida.
Através dos projetos o educando irá pesquisar, investigar, analisar, criar, recriar e assim construirá sua aprendizagem a partir dos conhecimentos adquiridos. Esse trabalho também irá propiciar aos alunos um desenvolvimento das suas habilidades, onde despertará para que eles façam novas descobertas afim que evoluam nas suas inteligências múltiplas, mais para que isso ocorra é preciso que o projeto seja bem elaborado e planejado.
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TRABALHO 5

Mensagem  Edvânia Lima Vilar Silva em Dom Out 24, 2010 4:39 pm

Nilbo afirma que trabalhar com projetos possibilita desenvolver atividades de ensino/aprendizagem que permite a contribuir em divesas áreas de conhecimeno e favorece compreensão dos multiplos aspectos que compõem a realidade,com esse objetivo educadores e educando compartilham as metas de trabalho e os conteúdos se organizam em torno de questões em seu processo ensino aprendizagem.
Educadores e educando vão ter a possibilidade em ampliar os conhecimentos prévios em um determinado tema, e inovar informações em utilizar conhecimentos e recursos construídos apartir dos diálogos e pesquisas atribuindo-se um assunto amplo.

O educador tem que planejar atividades organizadas para o objetivo dos seus educando que assumam as tarefas coletivamente em desenvolvimento de trabalho, tem que conhecer e discutir a produção de todos, e necessário que o educador tenha clareza dos objetivos que querem alcançar, as etapas do processo de ensino tem que estar bem planejado ao trabalho a ser direcionado.



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Capítulo 5 - Porjetos - Adriana Karla Morais

Mensagem  Adriana K. L de Sá Morais em Dom Out 24, 2010 9:48 pm

O trabalho com projetos produz o envolvimento espontâneo, facilita a aprendizagem, o crescimento pessoal e social dos alunos. Os projetos devem partir da realidade e da necessidade escolar, não devem ser impostos pela direção, requerendo planejamento e discussão por parte da comunidade. Os projetos quando bem elaborados eriquecem os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, desfazendo a idéia de se trabalhar somente para alcançar notas ou por mera obrigação. Funcionando como ferramenta importante para o desenvolvimento de competencieas e habilidades, fortalecendo conhecimentos e possibilitando novas descobertas que servirão para desenvolvimento das múltiplas inteligências de cada aluno.

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capítulo 5: Projeto

Mensagem  Eliane Sousa Rodrigues em Dom Out 24, 2010 9:50 pm

Para a implementação de um projeto, segundo Nogueira, é indispensável que o professor conheça as concepções e o conhecimento prévio da turma. O próprio aluno precisa estar consciente das suas concepções sobre os fenômenos a serem trabalhados. E assim ele poderá perceber algumas contradições e falhas acerca de sua maneira de pensar.
Esse é o ponto de partida inicial para a elaboração de estratégias que a partir de então eles possam criar uma insatisfação que contribuirá para que sintam necessidade de modificar suas idéias. Com esse conflito cognitivo pode surgir um caminho no qual a construção do conhecimento ocorrerá.
Em outras palavras, é a direção para tornar as informações cientificas mais significativas. Ou seja, tentar fazê-los perceber as partes falhas de suas próprias concepções e verificar que alguns de seus conhecimentos prévios não explicam parte da realidade.
E para que as atividades de um projeto sejam satisfatórias com crianças de primeira a segunda série, é indispensável à interferência do professor em toda a execução desse projeto. Assim eles poderão ajudar os alunos a organizar as informações que receberam durante a atividade do projeto e com isso tirarem suas conclusões a respeito delas.
De acordo com o autor para que um projeto aconteça, ele deve partir da necessidade escolar bem como dos seus educandos. Sendo assim, um projeto pedagógico bem elaborado que parte da necessidade da sua comunidade se torna imprescindível para a consecução final dos objetivos a serem alcançados.
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Re: 5 PROJETOS

Mensagem  FRANCILEIDO em Seg Out 25, 2010 5:58 pm

Quando se fala de projetos interdisciplinaridade e necessário conhecer essa realidade, que temos sobre algo e nossa mente precisa mudar dento de nos essa concepção de expressão que envolve bastante a percepção da gestão a coordenação pedagógica dentro do sistema escolar.
Tudo isso se deu na historicidade que teve esse acontecimento a partir da época de 70 surgiu a origem dessa palavra projetos interdisciplinaridade que foi algo extraordinário para escola, tem uma nova maneira de proporcionar a sua direção de seguir um aprendizado significante no ambiente escolar, entretanto era importante resgatar essa possibilidade para direção da escola como os educadores, coordenadores pedagógicas em outros que estão na área educacional.
O que temos noções sobre essas palavras projetos interdisciplinaridade que dizer de seguinte maneira para nos consiste em uma metodologia de ensino na qual ocorre uma integração entre os objetivos,finalidades bases de conceitos destas disciplinas.
Diante disso existe vários maneira de estudar projetos de acordo que autora coloca para os educadores, que são três função multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, Trandisciplinaridade, cada uma tem a sua concepção da sua visão que serve para os docentes trabalhar na escola.
Portanto e necessário que a indisciplinaridade a presenta-se como um termo que pode suscitar diversas interpretação e significados que pode levar a dúvidas sobre a sua aplicabilidade na prática do educador.
É importante saber que a indisciplinaridade não significa a eliminação da disciplinas, mas a possibilidade de uma intregação e relação entre as mesma, que propicie uma aprendizagem dialógico na quais os educandos não representa apenas papel de sujeitos passivos da apredizagem, e sim sujeitos ativos e reflexivos na construção do seu conhecimentos prévios.

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COMENTARIO.

Mensagem  Adriana Bahia em Seg Out 25, 2010 8:35 pm

A escola é importante na vida da criança, na construção de seu carater, do pensamento critico e na formação do cidadão incluso na sociedade.A escola deve ser um ambiente de acolhimento,aconchego, respeito,dedicação à educação dentre outras, para assim a educação acontecer.A aprendizagem surge da descoberta e da curiosidade natural do indivíduo pelo mundo que o cerca. Portanto, a criança precisa de condições para experimentar, criar, construir e expressar-se livremente.
O projeto pedagógico é uma ferramenta de grande importância para a vida do educando pois dessa forma despertará ao educando a conhecer novas ferramentas para a aprendizagem, é de grande importância no crescimento desse individuo, desenvolve novas perspectivas, competências e habilidades.
O planejamento desse projeto tambem é importante pois um projeto bem planejado,bem elaborado de acordo com os alunos sutirá o resultado desejado,portanto deve haver um pensamento construtivista nesse projeto para assim o conhecimento acontecer.


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5.PROJETOS

Mensagem  Rosana Carvalho Lucena em Ter Out 26, 2010 8:11 pm

Quando o próprio autor falar do verdadeiro sentido de projetos, logo pensamos em interagir e que existem necessidades e objetivos a ser alcançado, o projeto tem que ter uma relação com todas que fazem parte da escola. Acredito que quando se pensa em elaborar um projeto deve se planejar e tudo que se foi planejado devem ser executados.
O projeto bem elaborado e bem desenvolvido acredito que pode atingir os objetos desejados e por conseqüência ter bom êxito ao longo das atividades a serem realizadas.
Concordo com o autor que a “escola é um espaço destinado ao auxilio de crianças e jovens na construção, reconstrução e desenvolvimento de aprendizagens significativas, mantendo sempre uma interação entre os educandos o meio em que vivem e as pessoas que o compõe.”, pois a escola e um espaço onde pose-se errar e aprender.


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5 PROJETOS

Mensagem  Ciane Alves em Ter Out 26, 2010 9:12 pm

De acordo com o autor, Projeto aparece como um meio e não como um fim, o mesmo envolve os alunos com a comunidade escolar e com a sociedade. O projeto por sua vez parte da realidade e da necessidade dos alunos, este é um trabalho que tem espaço para todos os alunos,no que desrespeita habilidade, pois o trabalho com projetos envolve varias atividades, como: música, dança, arte, poesia, teatro, palestras entre outros, onde cada aluno encaixa-se no que mais gosta de fazer. Acredito que esse seja o objetivo dos projetos pedagógicos, despertar nos alunos o interesse pelo estudo partido de atividades produzidas por os próprios alunos e de forma com que eles possam desenvolver suas habilidades de forma organizada.

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PROJETOS

Mensagem  ELAINE DE SOUSA LIMEIRA em Ter Out 26, 2010 10:14 pm

As principais características dos projetos é que eles são temporários, possuem um início e um fim definidos e desenvolvidos em etapas. A proposta de se trabalhar com projetos é de proporcionar um ambiente favorável ao saber e que os alunos percebam que a sala de aula não é o lugar de se aprender apenas os conteúdos passados pelos professores, mas é um espaço de troca de conhecimento. E que o trabalho interdisciplinar é de bastante relevância e possibilita um desenvolvimento mais significativo. Portanto é importante que o professor esteja promovendo espaços para pesquisa, discussões em grupo e possa acompanhar sempre esses alunos, no desenvolvimento do projeto.

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5 PROJETOS

Mensagem  Maricilde em Ter Out 26, 2010 11:35 pm

Muito se tem falado sobre projetos no cotidiano escolar,mas o que se tem percebido que não esta sendo levadoa sério e também não está tendo uma reflexão profunda sobre essa metodologia.
Sabemos que um ótimo recurso para ensinar desde a educação infantil,sendo uma metodologia motivadora e faz com que os alunos construa seus conhecimentos e interaja de diferentes maneirass em todas as etapas de sua execução.
Muitas das vezes esses projetos são modelos copiados e não sustindo efeitos necessário na aprendizagem dos alunos,e muitas das vez o professor acha que trabalhar com projetos é lhe acaretar mais trabalhos,mais na verdade sua função nesse trabalho ,ele deve sersimplemente o mediador e facilitador de todas as etapas de um projeto.
Portanto,trabalhar com projetos e ensinar de uma forma diferente,levando em considerações o modo com os alunos pensam e aprendam e vivenciam esse processo,tornando mais criticos e participativos na sociedade.


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Re: 5 PROJETOS

Mensagem  ELAINE DE SOUSA LIMEIRA em Qua Out 27, 2010 12:08 am

As principais características dos projetos é que eles são temporários, possuem um início e um fim definidos e desenvolvidos em etapas. A proposta de se trabalhar com projetos é de proporcionar um ambiente favorável ao saber e que os alunos percebam que a sala de aula não é o lugar de se aprender apenas os conteúdos passados pelos professores, mas é um espaço de troca de conhecimento. E que o trabalho interdisciplinar é de bastante relevância e possibilita um desenvolvimento mais significativo. Portanto é importante que o professor esteja promovendo espaços para pesquisa, discussões em grupo e possa acompanhar sempre esses alunos, no desenvolvimento do projeto.

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Projetos

Mensagem  Elizane Pereira da Costa em Qua Out 27, 2010 1:51 pm

Projeto quer dizer projetar, mostrar algo ou alguma coisa, nesse sentido, ele deve partir de um problema, algo que incomoda, que não está certo e precisa ser mudado. O projeto é esse recurso uma forma de trabalho que deve ser organizado, com a participação de todos que realizarão o projeto, de maneira alguma deve ser organizado individualmente, e muito menos tratado como algo que está na mídia. Para que o objetivo que se deseje alcançar com a aplicação do projeto seja satisfatório, deve ser determinado um tempo consideravél para o planejamento, pois está é a parte mais importante.


Acadêmica: Elizane Pereira

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Re: 5 PROJETOS

Mensagem  Cristina Elayne em Qua Out 27, 2010 5:59 pm

Elayne Cristina capitulo 5-Trabalhar com projetos dentro do ambiente escolar regquer do educador muitas responsabilidades e educação pois o mesmo tem que desenvolver-lo de acordo com a realidade na qual os seus educandos estão inceridos.
Desenvolver um projeto possibilitarar aos educandos expor seus conhecimentos contribuindo assim para uma aprendisagem siguinificativa.Mas para que venha dar certo se faz necessario a participação do corpo docente como também da sociedade.

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Re: 5 PROJETOS

Mensagem  LUCIANA BARROS LOPES em Qua Out 27, 2010 6:08 pm

Os projetos educacionais começaram a aparecer no Brasil a partir da década de setenta , com o intuito de melhorias na aprendizagem dos alunos e para que isso aconteça é necessário que professores e gestão se envolvam na realização dos projetos propostos pela escola para que possam sutir efeitos possitivos , não apenas para “ cumprir tabela” . Os projetos devem partir da necessidade de cada realidade educacional, com a finalidade de propor formas dinâmicas e inovadoras de aprendizagem. No decorrer da realização do projeto o professor poderá também avaliar sua prática educativa e assim buscar sempre seu crescimento como mediador do conhecimento , verificar os pontos positivos e no que pode melhorar, para o desenvolvimento satisfatório dos educandos e de toda cominidade escolar envolvida.
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Decisão e ação na prática

Mensagem  SOLANGE DA SILVA GUIMARAE em Qua Out 27, 2010 7:39 pm



Trabalhar com projeto não é fácil, pois exige planejamento, diálogo e percepção em relação à necessidade da comunidade escolar, pesquisa, interdisciplinaridade e interação. Por outro lado representa novidade, mudança na rotina escolar, motivação, integração e reconstrução de saberes que permite ao educador/educando nova visão sobre mundo que ocasiona a mudança de comportamento de ambos.
A decisão de trabalhar projetos deve nascer do coração e da consciência do educador que deve envolver em sua prática a escola, a comunidade, alunos a contribuírem com a participação e informação no decorrer da execução de atividades para que o educando construa conhecimentos associados a realidade, como também desenvolver as inteligências múltiplas.
O ato de planejar projeto é necessário, pois significa organização, reflexão, avaliação, direção para que o alvo seja alcançado.
Trabalhar com projeto significa riqueza, pois representa um leque de oportunidades para desenvolver um tema de maneira interdisciplinar que possibilita o despertar do educando para participar da construção integral de si próprio de maneira diferente.

Solange da Silva Guimarães

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Cap. 5 PROJETOS

Mensagem  Tatyanna Gêner em Qua Out 27, 2010 10:29 pm

Trabalhar com projetos dentro do ambiente escolar é muito importante, mas é necessário que conheça a realidade da escola, e o que se pretente alcançar, todo projeto a ser desenvolvido dentro da escola tem que ser de forma coletiva, a tomada de decisões não deverá ficar restrita apenas a administração escolar, pois como o autor ressalta o projeto é caracterizado como sonho, e nem sempre o sonho da coordenação é o mesmo da comunidade, sendo assim o projeto não irá sanar as reais necessidades da escola.




Acadêmica: Tatyanna Gêner Duarte Marinho.

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CAPÍTULO 5: Projetos

Mensagem  Francisca Terezinha em Qui Out 28, 2010 12:00 pm

A educação através de projeto permite suscitar uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo com que o educando tenha mais interesse em buscar conhecimentos e ao mesmo tempo seria rico em aprendizagem significativa.

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5 PROJETOS

Mensagem  Tatyanna Gêner em Sex Out 29, 2010 6:02 pm

Este capítulo mostra a importância do trabalho com projetos, que é fundamental no ambiente escolar.
Antes de elaborar um projeto é necessário conhecer a realidade escolar, pois o mesmo surge de uma necessidade e deve ser elaborado de forma coletiva seguindo suas etapas.
Os projetos são fontes de investigação e criação e pode propiciar diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem nas áreas cognitiva, motora, afetiva, social e emocional, favorecendo aos educandos uma aprendizagem significativa.
Percebe-se que o trabalho com projetos favorece um ensino de qualidade, possibilitando aos educandos o desenvolvimento de competências e habilidades.

Acadêmica: Érica Sousa Granjeira

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5 Projetos

Mensagem  Alex-Alves em Sex Out 29, 2010 7:39 pm

É interessante que os projetos pedagógicos devem ser utilizados com recursos para a construção dos conhecimentos dos educandos e que possa envolver esses alunos de uma forma livre sem aquela determinação de cumprimento de atividade determinado pela escola, mas sim este protejo interdisciplinar que envolver outras áreas do conhecimento para aprendizagem e o despertar de um pesquisador dentro do aluno. Também nilbo destacar que este projeto tem objetivo construtivismo que o professor auxiliar o aluno ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

E o resultado dos trabalhos de pesquisa é o fruto de todo um trabalho por parte dos alunos para expor a comunidade as necessidades desta pesquisa com relação a realidade de hoje. affraid
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Cap. 5 PROJETOS

Mensagem  Elizane Pereira da Costa em Sex Out 29, 2010 9:07 pm

O trabalho com projetos é de grande relevância para o ambiente escolar, porém antes de elaborar o mesmo é necessário conhecer a realidade da escola. O projeto surge de uma necessidade, portanto é importante conhecer as reais necessidades da escola e principalmente do aluno, para a construção de um projeto.






Acadêmica: Luciana Silva Lima.

Elizane Pereira da Costa

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