Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  Tatyanna Gêner em Sex Out 08, 2010 9:58 pm

A informática como ferramenta de aprendizagem voltada ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências

No capitulo estudado Nilbo apresenta, ferramentas que ajudaram o professor a trabalhar com seus alunos as tecnologias de forma que consiga atrair a atenção das crianças. A fim de desenvolver suas múltiplas inteligências, ele fala que é preciso que essas inteligências sejam estimuladas, daí a importância da variedade de materiais que facilitem a aprendizagem.
Como auxilio nessa aprendizagem Nilbo coloca a informática como um recurso que atrai a atenção das crianças, e que o professor precisa também ser atraído, para que possa fazer uso dessa ferramenta buscando o equilíbrio, pois a criança tem uma facilidade muito grande em se desconcentrar.
As crianças de idade maiores interagem com o computador pelo fato de terem respostas prontas e rápidas, o que sem dúvida causa a motivação para cada vez mais acessar, por um tempo cada vez mais longo em frente esta maquina. Os adolescentes lidam com os softwares de forma habilidosa, criativa e acompanham a velocidade de raciocínio que a maquina exige.
Mas o computador trata de uma coisa relevante que é muito tradicional nas escolas, quando se fala em correção, diferente do professor que logo vem rabiscando os textos e marcando com canetas vermelhas, no computador esses erros aparecem como desafio para o estudante provoca nele à vontade de buscar de ir atrás e descobrir o jeito certo a palavra correta, dessa forma se torna menos traumático, e outro ponto relevante é os softwares educacionais, pois acompanha o processo do estudante, diferente de muitos sistemas escolares que vêem as crianças de uma forma igual, mesmo tendo a consciência que são seres individualizados em suas características.
O computador quando é apresentado a uma criança causa nela um desequilíbrio, acompanhado de varias interrogações, quando se mostra um desenho criado no paint, por exemplo, num primeiro momento ela pode dizer que não dá conta, mais os softwares são muito explicativos e com a ajuda do professor a criança se sente desafiada a criar também seu próprio desenho, visto que a criança não tem medo da tecnologia diferente do adulto, as crianças estão nascendo nesse mundo tecnológico daí a facilidade de manuseio frente a essas maquinas, possibilitando o exercício das múltiplas inteligências.
Nilbo faz uma reflexão muito importante quanto ao uso dessas tecnologias, para que elas não atuem como meros recursos, trabalhando conteúdos de sala de aula e fazendo com que os estudantes sejam meros coadjuvantes nesse processo, por isso é necessário questionar, essa dinâmica está surtindo efeitos? Coloca o estudante atuante no processo de aprendizagem ou ele apenas assisti a imagens interativas sem interagir com elas? É necessário que se chegue à qualidade da aprendizagem.
Com esses softwares educacionais o professor especialista se torna um tutor que pode de forma bem dinâmica colocar seu aluno para ser atuante nesse processo sendo o autor de seus trabalhos, desde o planejar, executar, expor e avaliar também seu projeto em multimídia, o tutor agora tem um papel muito importante de orientar, mas deixar que seu aluno use a criatividade e a inteligência que estar sendo construída ao longo de sua vida escolar.
A internet é sem duvida uma das melhores invenções do homem, pois a maneira como temos acesso às informações chegam a ser instantânea tão grande é a velocidade da informação com apenas um clik, mas faz se necessário alguns questionamentos como, o que fazer com essas informações, que utilidades, que efeitos e a ética, os valores tudo isso precisa ser contestado, para que as informações acessadas sejam usadas de forma responsável, muitos estudantes pensam que o computador vai fazer todos os seus trabalhos sem que ele tenha nenhum esforço, engana se ao pensar assim, pois o conhecimento precisa percorrer alguns caminhos, como na pirâmide apresentada no texto, primeiro vem a coleta da dados que precisam ser articulados e organizados para terem significado e chegar a uma informação, essa por sua vez o levará a um conhecimento que chamamos de educação e aprendizagem e todo esse processo para chegar ao conhecimento que é a aprendizagem é quem caracterizará a inteligência que é o topo da pirâmide, pois é através da inteligência que o individuo tem a capacidade de projetar e resolver problemas, ocorridos na elaboração do projeto.
No tópico comunicando se pela web, podemos perceber a variedade de conteúdos e aprendizagem que os alunos podem construir, pois diferente da sala de aula tradicional, em que os alunos dificilmente têm a oportunidade de trocarem saberes, o e-mail dá essa abertura de alunos de uma região conversar com os de outra favorecendo a aprendizagem, e assim criarem projetos que atendam a todas as necessidades.
Os professores têm hoje várias formas de trabalhar com o auxilio da tecnologia, criando e-mail, chat, e possibilitar aos estudantes um manuseio dos recursos e a construção da aprendizagem, e as novas tecnologias abrem esse leque de vantagens que precisam ser “abraçadas” pelos professores, motivando seus alunos a explorar esses caminhos virtuais.


Acadêmicas: Elizane, Erica,Eliane, Francisca Terezinha, Luciana Lima e Tatyanna.


Tatyanna Gêner

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

COMENTÁRIO

Mensagem  Charliane da Costa em Ter Out 12, 2010 8:58 pm

Vivemos na era da tecnologia e quem não acompanha é deixado para traz. A escola por sua vez não poderia ficar somente notradicionalismo, é preciso que se adapte as novas tecnologias, existem varios métodos que podem ser utilizados em sala deaula com os alunos, como computadores e internet. Os softwares educacionaisacompanham o alunos no processo do educacional diferente de muitos sistemas escolares que vêem as crianças de uma forma igual,respeitando as limitações de todas, pois apesar de serem iguais aparentemente possuem suas características individuais que precisam ser respeitadas. As crianças tendem a ejeitar o novo mais com ajuda dos professores elas vão vendo que são capazes de criar produzir o novo.Fazendo com que possam ser autores de suas próprias produções e aprendizagens. Elas tem mais facilidades que os adultos em relação as novas tecnológias, pois já estão nascendo no âmbito tecnologico, quanto aos adultos tem que se adaptarem a essas novas tecnologias que estão surgindo.Incluir as tecnologias as escolas e em projetos é de grande relevância, pois contribui significativamente com a aprendizagem dos alunos.

Charliane da Costa Assunção
avatar
Charliane da Costa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 31

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  Liedja Nunes Sousa em Ter Out 12, 2010 9:02 pm

Observando o mundo globalizado, as constantes transformações e a ligação cada vez mais rápida do mundo infantil com o mundo da informática é necessário sim a utilização dessas ferramentas como fonte de conhecimento. A utilização desse recurso é uma forma de chamar a atenção dos educandos, envolvendo-os com mais facilidade no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido é importante lembrar que a tecnologia deve ser utilizada como MEIO e não como FIM para o desenvolvimento educacional, para que seja realmente satisfatório tanto para os alunos quanto para os próprios professores.
Torna-se atrativo para as crianças quando as aulas saem das quatro paredes da sala de aula ou até mesmo do espaço escolar a que já estão habituadas. Conhecendo espaços informatizados, onde alguns já conhecem de perto e para outras será a primeira experiência em frente a algo tecnológico, é motivá-los ao crescimento e desenvolvimento de seus próprios conhecimentos, com isso o professor estará também além de ajudar no desenvolvimento das inteligências múltiplas, pode fazer com que as crianças com dificuldade de falarem em publico exponham suas idéias e conhecimentos através da escrita em salas de bate papo, chat e diversos fóruns, até mesmo como esse, utilizado na faculdade como forma de aprendizagem significativa.

Liedja Nunes Sousa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

NOVO TEMPO

Mensagem  Alice silva sousa em Seg Out 18, 2010 4:49 pm

Estamos na era da globalização onde as transformações são constantes, novas tecnologias aparecem a cada dia, e o educador precisa está em contante atualização. Pois as crianças e os jovens estão cada dia mais "conectados" com as novas tecnologias e o professor precisa acompanha-los. É necessário que a escola esteja preparada para ajudar seus alunos na era da informática, buscando programas , softwares educacionais, que estimulem o interesse dos alunos para a aprendizagem significativa. E que o computador não vire apenas um passa tempo, mais sim um instrumento que possa fazer a criança e o jovem a buscar na web assuntos que possam contribuir com o crescimento de cada um. O professor também precisa entender que as novas tecnologias precisam ser usadas como um meio não um fim, na aprendizagem dos alunos, para que a aprendizagem seja significativa é necessário que aluno e professor trabalhem juntos.
avatar
Alice silva sousa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

comentário

Mensagem  FRANCILEIDO em Qua Out 20, 2010 6:32 pm

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras mudanças em todas áreas do conhecimento da humanidade, em busca de algo que seja extraordinária de transformação na sociedade atual e necessário acompanhar esse processo que faz parte da convivência dos discente nos dias de hoje no mundo globalizando.
Percebe-se que as crianças de hoje já saber usar esse tipo de ferramenta ou seja do aprendizado de inovação das tecnológica que está acompanhador esse processo de novas mudança no sistema escolar, dessa forma os alunos estão com desenvolvimento das múltiplas inteligências que esta fazendo parte da área e educacional, envolvendo esse conhecimento mais amplo de adquirir uma formação ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
Tudo esse acontecimento possibilita uma compreensão de troca de conhecimento do estudante através da ferramentas que são usado em forma de auxiliar novo aprendizado que busca de uma dimensão que pode usufrui-lo as necessidade dos alunos, que vem proporcionar algo quais iguais o sistema escolar só que essa busca uma inspiração no desenvolvimento das múltiplas inteligências com ajudar de varias ferramenta que são computador,software,etc. Com isso as crianças já saber manuseio frente a essas maquinas, possibilitando o exercício das múltiplas inteligências.
É necessário que os professores pode acompanhar esse processo das inovação tecnologia também no seu redor em busca dessa transformação da globalização.

FRANCILEIDO

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

COMENTÁRIO CAP. 8

Mensagem  Adriana K. L de Sá Morais em Sex Out 22, 2010 2:50 pm

Estamos em plena era digital, o que torna necessário a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, cabe ao professor ter domínio sobre essas novas ferramentas, afim de motivar seus alunos a interagir de forma consciente com esse novo benefício, que tem como objetivo auxiliá-lo no seu dia-a-dia.
Como tudo que é novo provoca interrogações, no primeiro contato com o computador, a criança pode achar que não conseguirá manuseá-lo, porém a criança, que difere do adulto, não tem medo da tecnologia e com o auxílio do professor, aliado ás facilidades apresentadas pelos softwares, ela se sentirá desafiada a conhecer esse novo mundo,exercitando assim suas múltiplas inteligências.
Além de orientar sobre a utilização desses equipamentos, o professor precisa ficar atento para que o aluno não se torne um mero espectador ou copista de conhecimentos que para ele não terão significado pelo fato de já encontrá-los prontos. O aluno precisa apropriar-se do conhecimento de forma construtiva, ou seja, utilizar os recursos técnológicos para coleta de dados, adquirindo assim informações que se transformarão em conhecimentos e, posteriormente, influenciará seu comportamento, desenvolvendo assim sua inteligência ou as inteligências. Esse cuidado é necessário porque as informações e as formas de comunicação são cada vez mais rápidas, " é tudo instantâneo", o que as tornam eficientes, mas, ao mesmo tempo, perigosas. É importante fazer orientações sobre ética para que a comunicação seja estabelecida e utilizada de forma construtiva.
Através da Internet existe uma possibilidade muito ampla de se comunicar. Os chats, fóruns, e-mails, blogs, entre outros, possibilitam aos alunos o contato direto com o mundo, proporcionando o enriquecimento de seus conhecimentos, favorecendo assim a aprendizagem. As novas tecnologias "estão aí", e vieram para auxiliar. Precisamos aderir a essa nova forma de construção de conhecimento para benefício próprio e dos alunos.


Adriana K. L de Sá Morais

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Mensagem  FLAVIA ELEN MACÊDO SILVA em Sab Out 23, 2010 11:51 pm

As novas tecnologias estão presentes no cotidiano das pessoas, princpalmente no ambiente educacional. A informática tem sido uma ferramenta indispensável para o trabalho pedagógico, servindo de auxílio tanto para o professor como para o aluno. A escola deve despertar no aluno o hábito de pesquisar utilizando a informática como ferramenta principal, e fazendo o aluno ver o computador não como uma mera diversão, e sim como um meio de buscar informações necessárias para que possa ter um otimo desempenho na aprendizagem.
Antes de tudo é necessário também que o professor esteja atualizado diante dessa era tecnologica, pois o tabalho só se fará de forma significativa se o professor estiver preparado e capacitado para lídar com essa nova era.
avatar
FLAVIA ELEN MACÊDO SILVA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

as tecnologias auxiliando o educador e os projeos escolares.

Mensagem  Edvânia Lima Vilar Silva em Dom Out 24, 2010 4:10 pm

Com o intuito da globalização as escolas estão incluindo no seu currículo escolar adaptar a informática como instrumento de apoio as matérias dos conteúdos lecionados, preocupados em preparar os educando para a sociedade informatizada.
Com essa modernidade os educadores precisam estar aptos e atualizados, porque os educando estão a cada dia mais conectados na era digital não só o educador, mas sim todo o processo escolar.
Agora existe uma preocupação de explorar a ferramenta, para ajudar no processo de aprendizagem. É nesse momento que surgem os softwares de autoria, os simuladores e os projetos dos alunos, mas o professor ainda não consegue transcender sua aula.
A preocupação se dá ainda com o conteúdo da sua disciplina Mas, agora, aparece um novo elemento o descobrir leva a um desafio constante, que leva a sua preocupação para o processo de aprendizagem.
Essa modernidade educacional da era da informação deve estar fazendo parte do projeto político pedagógico da escola, ele vai definir as pretensões que a escola tem na sua proposta educacional.

Edvânia Lima Vilar Silva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 35

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Comentári.

Mensagem  Adriana Bahia em Seg Out 25, 2010 8:03 pm

[justify]A cada momento o individuo evolui, com as tecnologias não acontece diferente, com essa contaste e rápida evolução o professor deve estar atento a essas transformações.
O interesse é de suma importância para o enriquecimento das aulas, como o aluno necessita que o professor chame sua atenção ao novo o professor tambem deve estar atento e sempre motivado.
Muito se fala da importancia das tecnologias na escola, da motivação do professor, mas também é importante ressaltar o grande peso que o incentivo da escola conta nesse momento, pois sem a motivação e aceitação da escola nem o professor nem mesmo o aluno serão interados nessa globalização.
O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se com apenas uma parte do processo de aprendizado, ele tem um papel importantíssimo na vida do educando pois com o auxilio desse educador que as portas poderam ser abertas.

Adriana Bahia

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  Natalha Cristina em Seg Out 25, 2010 8:21 pm

Cap 08
É incontestável o fascínio que o computador provoca nas crianças, independente de suas idades. Talvez este fato se dê pela possibilidade de interação que representa. Esta máquina nos leva a crer na possibilidade de que ela provoque os já mencionados desequilíbrios, pois se é através da busca da equilibração que a criança se motiva e permanece ativa no meio e com o objeto, talvez aí esteja a explicação de encontrarmos crianças manuseando atentamente os computadores por um tempo longo.Embora não se leve muito em conta, as crianças possuem um alto senso de estética e encontram no computador formas para lidar com isto.Este fato é perfeitamente notado em crianças pequenas que teoricamente destinam um tempo pequeno de concentração numa determinada ação e/ou objeto, porém permanecem por tempo prolongado, mais do que aquele definido teoricamente, na ativa, frente a um computador.

“Hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas! Cabe ao professor ajudar a selecioná-las e transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve ‘aprender a aprender’ com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola”.
afro

Natalha Cristina

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/10/2010
Idade : 29
Localização : Imperatriz/Ma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  NATALIA MANGUEIRA em Seg Out 25, 2010 8:58 pm

As necessidades humanas estão sempre evoluindo. A tecnologia na educação não só está permitindo a presença dos recursos tecnológicos na sala de aula como nos processos curriculares. Com a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender. Hoje, em especial na Internet, e, dentro dela, na Web, não é que, com sua ajuda, seja possível ensinar remotamente ou a distância, mas, sim, que elas nos ajudam a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nos quais as pessoas interessadas e motivadas podem aprender quase qualquer coisa sem ter que se tornar vítimas de um processo formal e deliberado de ensino.

NATALIA MANGUEIRA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

cap:8

Mensagem  CLENILDA COSTA LIMA em Seg Out 25, 2010 9:00 pm

A informática pode ser uma ferramenta de ensino que venha a ajudar o educador a atrair a atenção dos seus alunos,de modo que eles consigam obter informações rápidas para o que eles precisam.
E claro que no primeiro momento que é apresentado a uma criança pode causar um pouco de rejeição por achar que que não vai conseguir lidar com ele.
entretanto a informática tem que ser trabalhada de acordo com as necessidades dos educando com conteúdos em que esteja de forma programada e não apenas como passa tempo.

CLENILDA COSTA LIMA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

CAPITULO 8

Mensagem  DAIANA RODRIGUES em Seg Out 25, 2010 9:10 pm

[justify]É fundamental colocar o conhecimento à disposição de um número cada vez maior de pessoas e para isso é preciso dispor de ambientes de aprendizagem em que as novas tecnologias sejam ferramentas instigadoras, capazes de colaborar para uma reflexão crítica, para o desenvolvimento da pesquisa, sendo facilitadoras da aprendizagem de forma permanente e autônoma. O trabalho com a Internet constitui um meio mais relevante.

DAIANA RODRIGUES

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  LUCIANA BARROS LOPES em Ter Out 26, 2010 4:18 pm

A chegada das tecnologias informacionais no ambiente escolar provoca mudanças de paradigmas. No entanto, a tecnologia informacional quando bem utilizada oferece ao docente um “leque” de recursos que, se bem aproveitados, dão suporte para o mesmo, no desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. , a escola contemporânea cresceu muito nesse aspecto ,mais ainda continua muito ligada ao tradicionalismo, onde o professor "dita" as regras e o aluno obedece sem poder questionar. A chegada da era digital coloca a figura do professor como um mediador de processos que são, estes sim, comandados pelo próprio sujeito aprendiz. Porém, para que isso ocorra de fato, é preciso que a e escola invista continuamente na melhoria de recursos e na formação contínua do professor . Buscando maneiras inovadoras e aulas convidaditavas para os discentes.
avatar
LUCIANA BARROS LOPES

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

cap 8

Mensagem  Rosana Carvalho Lucena em Ter Out 26, 2010 8:34 pm

Hoje a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e se torna fundamental quanto a vontade de aprender mais,hoje os recursos tecnologico é de grande relevancia para a prendizagem de crianças jovem e adulto, pois é um meio que torna aprendizagen significativa mais prazeroza,portanto quando à aoutora fala desses recursos mostrando que há um retorno mais rápido na aprendizagen, nós educadores temos que levar em conta que existe também uma grande barreira no manuseio da tecnologia mas que temos que nos adequar a essa evolução que por consequencia tem uma contrubi no processo do ensino e na aprendizagen de projetos escolares.

Rosana Carvalho Lucena

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

CAP 8

Mensagem  Ciane Alves em Ter Out 26, 2010 10:04 pm

[justify]Sabe-se que a tecnologia estar por toda parte, que a cada dia o homem e cobrado mais pelo sistema capitalista, sistema esse que considera o homem como um porduto do meio, a sociedade impõe e o homem obedece, o mercado cobra e o homem corre para atender esses exigências, celulares, computador, mp3 e não basta ter, tem que saber mamuseá-los. Por outro lado o avanço tecnologico, trás conforto ao homem, comida mais pratica, fogo rápido, pincel ao envés de giz, rádio, tv e internet para acesso as noticias do mundo. Seria sim relevante isto tudo, se force para o crescimento intelectual e pessoal do homem, como pessoa, como cidadão, como gente, gente essa que pessa, que tem sentimentos, que trabalha, estuda, que tem deveres e direitos. Direito a boa saúde, segurança, a uma educação de qualidade, quanta hipocrisia na educação, que tecnologia educacional, infomormacional e essa que prepara o homem para ser produto do meio, direcionando para o mercado de trabalho. É mesmo necessário esse tipo de educação tecnologica? Para que? Porque que os investimos ainda são tão poucos, ou seja, quase nada? Fica mesmo para trás quem não acompanhar? Séra que a tecnologia na escola é realmente voltada paras o desenvolvimento do aluno? De que forma? Neste sentido, Nilbo apresenta o trabalho com projetos para organizar e viabilizar esta aprendizagem de forma significativa na vida do aluno, com orientação. De acordo com Heloísa Luck em seu livro "A gestão participativa na escola" que "a orientação sem controle algum não tem efeito e que, por outro lado, o controle sem orientação se torna imobilizador e burocratizante" (p.56) desta maneiro é a tecnologia que se tem nas escolas imobilizada e burocrática, tanto para os alunos quanto para os professores.


Última edição por Ciane Alves em Qua Out 27, 2010 7:18 pm, editado 1 vez(es)

Ciane Alves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

NOVAS TECNOLOGIAS AUXILIANDO OS PROJETOS

Mensagem  ELAINE DE SOUSA LIMEIRA em Ter Out 26, 2010 10:29 pm

[justify]A escola precisa se adaptar as novas tecnologias. Pois as crianças são capazes de produzir com o novo, e criar suas próprias produções, sendo mais fácil para elas porque já estão nascendo no mundo tecnológico. O mundo esta cada vez mais ligado com a informática. Esse recurso é de fundamental importância para aprendizagem, sendo uma forma de chamar mais a atenção do aluno, tornando-se atrativo saindo um pouco do tradicionalismo, podendo conhecer espaços informatizados. Pois os alunos estão cada vez mais ligados as novas tecnologias. Os meios tecnológicos podem ser utilizados como conteúdo de ensino, como informação, como forma de passar conteúdos organizados e claros. Eles não eliminam o papel do professor, ao contrario, ajudam a desenvolver sua tarefa, que é a de obter uma visão de conjunto, educando o aluno a conhecer e ter uma visão mais crítica.

ELAINE DE SOUSA LIMEIRA

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

NOVAS TECNOLOGIAS AUXILIANDO OS PROJETOS

Mensagem  ELAINE DE SOUSA LIMEIRA em Qua Out 27, 2010 12:15 am

A escola precisa se adaptar as novas tecnologias. Pois as crianças são capazes de produzir com o novo, e criar suas próprias produções, sendo mais fácil para elas porque já estão nascendo no mundo tecnológico. O mundo esta cada vez mais ligado com a informática. Esse recurso é de fundamental importância para aprendizagem, sendo uma forma de chamar mais a atenção do aluno, tornando-se atrativo saindo um pouco do tradicionalismo, podendo conhecer espaços informatizados. Pois os alunos estão cada vez mais ligados as novas tecnologias. Os meios tecnológicos podem ser utilizados como conteúdo de ensino, como informação, como forma de passar conteúdos organizados e claros. Eles não eliminam o papel do professor, ao contrario, ajudam a desenvolver sua tarefa, que é a de obter uma visão de conjunto, educando o aluno a conhecer e ter uma visão mais crítica.

ELAINE DE SOUSA LIMEIRA

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Capitulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  Maricilde em Qua Out 27, 2010 12:22 am

Devido as constantes transformções ocorridas nos dia atuais na sociedade,torna-se indispensável á presenças das novas tecnologias na educação,sendo a informática uma ótima ferramenta para absorção de novos conhecimentos tanto para professores e alunos.
O computador aplicado ao aprendizado facilita a realização do pensamento formal, abstrato. Piaget (1975) afirma que, você pode encontrar adultos que não são capazes de compreender como se estabelece o próprio pensamento, e é nesse momento, que o computador pode possibilitar na construção dos próprios modelos mentais. O professor também pode ajudar o aluno a achar o seu caminho para aprendizagem, pois ele conhece os diferentes estilos de aprendizagem (Faria, 1997).
O uso da internet é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas hoje em dia, principalmente no meio jovem, e cabe ao professor se adequar a esta nova tendência que auxilia na comunicação, educação e aprendizado individual.
Portanto,a escola tem que assumir mais esse papel e não ficar fora dessas tranformações e as novas tecnologias,assim facilitando todo o processo e tornando a aprendizagem mais significaticas para os alunos.


MARICILDE JANE
avatar
Maricilde

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Novas tecnologia auxiliando os projetos

Mensagem  Cristina Elayne em Qua Out 27, 2010 12:00 pm

Estamos vivendo na era da tecnologia onde devemos estar nos adequando se não quizermos ser passados para trás.
No campo educacional já podemos está utilizando essa tecnologia como recurso para melhor desenvolver a aprendizagem dos alunos, para que isso ocorra de forma significativa requer do professor uma preparação e uma organização na hora de planejar o que de fato ele deseja que o seu educando adquira de conhecimento com o uso dessa tecnologia.

Cristina Elayne

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Cap. 8 NOVAS TECNOLOGIAS AUXILIANDO OS PROJETOS

Mensagem  TACIANE SIQUEIRA MUNIZ em Qua Out 27, 2010 6:13 pm

Nesse capitulo o autor vem falar sobre as novas tecnologias existentes e que auxiliam no processo de aprendizagem dos educandos e traz como uma ferramenta que pode ser usada para ajudar em projetos a serem desenvolvidos com os alunos e no desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Atualmente a sociedade vive na era da globalização onde as informações chegam muito rápidas e os adolescentes e as crianças não tem medo de usar o computador, a internet etc. E o professor precisa ter a consciência da importância do uso dessas novas tecnologias para o ensino aprendizagem do
s alunos.
avatar
TACIANE SIQUEIRA MUNIZ

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mudança na prática educativa, depende de quem?

Mensagem  SOLANGE DA SILVA GUIMARAE em Qua Out 27, 2010 8:11 pm


Hoje a humanidade vive cercada por tecnologias criadas pelo homem, na qual tudo o que se utiliza para realizar atividades no dia-a-dia é produto tecnológico. Diante disso, o mundo não para, as mudanças acontecem todos os dias, influenciam a cultura e comportamentos. O maior destaque criado pelo homem é a internet, rede que aproxima pessoas de vários lugares do mundo, seja visualmente ou através da comunicação. Diante deste avanço, a internet deve fazer parte da prática pedagógica do professor e na construção de projetos, pois os alunos precisam ser incluídos nesta poderosa ferramenta que possibilita um mundo novo de construções ao aluno. Mas, sabe-se que é preciso que o governo disponha de laboratórios de informática suficiente para que todos tenham acesso e também, o educador seja preparado para manusear e mediar saberes que oportunize a interação de conhecimentos entre alunos e tecnologia.

SOLANGE DA SILVA GUIMARAE

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A tecnologia como ferramenta da aprendizagem

Mensagem  GHEISA KARLA em Qua Out 27, 2010 9:15 pm

No atual contexto educacional que vivemos temos a necessidade de estarmos atualizado quanto aos recursos utilizados para facilitar a aprendizagem do nosso educando, em especial ao que se relaciona a informática. A qual nos oferece inúmeras possibilidades para uma aula dinâmica e produtiva.
O professor precisa estar interagindo com esses recursos tecnólogicos de forma que ele venha a mediar o conhecimento do aluno atarvés desses meios. Para isso precisa-se de um conhecimento para o campo da informatica desenvolvendo neste educando múltiplas formas de interagir, conhecer e utilizar estes recursos para uma aprendizagem significativa que venha a facilitar este processo de aprendizagem.

GHEISA KARLA

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

As novas tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  Alex-Alves em Qui Out 28, 2010 9:52 pm

Os recursos tecnológicos são sem duvida importantes para o processo de desenvolvimento na aprendizagem do aluno, mas claro os educadores precisa conhecer esses recursos e como manuseia estes recurso para o trabalho de estimular os educandos. Para algumas crianças no caso do computador elas podem até sentir dificuldades nos primeiros momentos, mas passando um tempo elas conseguem dominar bem até mais do que o próprio professor e a internet é outro item que mostra os avanços que o alunos cada vez mais adquirir conhecimentos em tempo real. Smile
avatar
Alex-Alves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Capítulo 8 - Novas Tecnologias Auxiliando os Projetos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum